Arthur Henrique foi o mais votado, mas candidatura ainda depende de decisão.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será responsável por definir o resultado final da eleição suplementar para o governo de Roraima, realizada neste domingo (21). Arthur Henrique (PL), ex-prefeito de Boa Vista, foi o candidato mais votado, com 160.004 votos, o equivalente a 60,87% dos votos válidos. Apesar da vantagem nas urnas, a chapa formada por ele e pelo candidato a vice, subtenente Velton, ainda não pode ser declarada eleita.
A candidatura de Arthur Henrique está sob análise do TSE por causa de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), que indeferiu o registro da chapa. O motivo foi o descumprimento do prazo legal de desincompatibilização, que é o afastamento obrigatório de cargo público para disputar uma eleição.
Arthur Henrique deixou a Prefeitura de Boa Vista após a cassação do então governador Antonio Denarium (Republicanos) e do vice Edilson Damião (União). A eleição suplementar foi convocada justamente para preencher o comando do governo estadual após a saída da antiga chapa.
O afastamento de Arthur seguiu uma resolução do TRE-RR, que estabelecia prazo de apenas 24 horas para a desincompatibilização. No entanto, o Supremo Tribunal Federal derrubou essa regra por entender que o período estava em desacordo com a Lei Complementar 64/1990, que prevê prazo mínimo de três meses.
Na votação deste domingo, a chapa formada por Soldado Sampaio e Tayla Peres, do Republicanos, ficou em segundo lugar, com 93.897 votos válidos, o equivalente a 35,72%. Já Nelita Frank (PT) e Bartô Macuxi (PSol) receberam 8.948 votos, correspondentes a 3,40% dos votos válidos.
Com o impasse jurídico, o resultado anunciado pela apuração ainda depende da análise do TSE. Somente após a decisão da Corte Eleitoral será possível confirmar quem assumirá o governo de Roraima.